About me

sobre mim über mich

A ideia de fazer este blog surgiu como forma de driblar a precariedade do trabalho acadêmico, sua perda progressiva de lugar no mundo, e a angústia das metas de produtividade exigidas, e das metas não batidas em geral: textos, textos, muitos textos, textos com molho especial, textos em inglês, metas de visibilidade no google citations, academia.eu, produção de indexes em geral e os muitos fellowships ainda não conquistados.

Da precariedade deste meio (academia/arte/cultura/jornalismo/acrescente o seu) comprovei o tal “devir artista” da profissão e resolvi abraçá-lo, fazer carinho na cabeça e me conectar com os muitos nesta mesma situação. Fazer rede de uma forma mais saudável, respeitando os tempos e lutando contra a velocidade e hiper-informação total o tempo todo, dispersão, fadiga e estresse na vida digitalizada. O que resta, se afinal não tem fundo de pesquisa, não tem fundo de cultura, não tem fundo, não tem fundo de nada, estamos sem fundo.

Este blog é um livro em processo aberto de escrita. Além disso, contém artigos, entrevistas não publicadas em outros meios, traduções, fichamento de livros, e eventualmente exercícios de escrita sobre dança e cinema. Procurei um termo bonito, próximo a brasilianista ou cubanista, que expressasse meu amor pela língua alemã. Não caberia dizer que sou uma alemanista. Também não encontrei um termo em português com a ossatura de Germanistik para se referir a estudos alemães e filologia, e que exprimisse um pouco melhor o percurso que trilhei até agora, árduo. Seja como for, também compartilharei traduções do alemão para o português e algo das minhas investigações nesta língua tão distante.

Este blog é um esforço de reconexão entre pensamento acadêmico e vida real. Um work in progressss.